quinta-feira, 22 de março de 2012

Variação Anatômica - Primeiro Pré Molar Inferior - Proservação

A anatomia do sistema dos canais radiculares dita os parâmetros sob os quais o tratamento endodôntico será realizado e afeta as possibilidades de sucesso. Essa anatomia de cada dente apresenta características comuns, bem como variações muito complexas.
A radiografia do dente pode revelar boa parte da anatomia interna que, associada aos conhecimentos teóricos, ditam o tamanho da broca a ser utilizada na cirurgia de acesso, sua direção, o tamanho do primeiro instrumento a ser utilizado no interior do canal radicular e, ainda, quais as modificações que devem ser empregadas para realizar o preparo da cavidade endodôntica, de modo a facilitar a localização dos canais radiculares.
Assim, o conhecimento da anatomia dos canais radiculares ajuda sobremaneira o profissional, desde a cirurgia de acesso até a obturação dos canais e é uma rota segura para se obter muito sucesso e evitar situações desagradáveis." (BREVE REVISÃO DE ANATOMIA DOS DENTES HUMANOS. In: TEMAS DE ENDODONTIA)
Caso clinico:
Histórico: Mulher, 43 anos. Chegou ao consultório com indicação de tratamento endodôntico por indicação protética.

Radiograficamente: Imagem de uma coroa protética, retentor intra radicular pré fabricado rosqueável. Ausencia de tratamento endodontico anterior, imagem sugestiva de dois condutos ou perfuração radicular. Imagem radiolúcida difusa, sugestiva de lesão periapical.
Tratamento proposto: Remoção do retentor intra radicular e tratamento endodôntico em sessões multiplas. 


Uso de localizador apical, Root Zx II (J Morita).
Instrumentação Rotatória: Motor X-Mart (Dentsply), sistema de limas Easy Pró-Design.
Instrumentação manual final: Biomecânica lima 35.
Medicação intracanal: Calem com pmcc. (S.S.White)

Solução de hipoclorito a 5,25%.
Técnica de Obturação: Híbrida de Tagger com cimento endodontico Endofill (Dentsply).
Proservação - 13 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário