sexta-feira, 16 de abril de 2010

Controle de infecção

Conjunto de procedimentos de apoio ao tratamento endodôntico relativos à manutenção da cadeia asséptica, que agrupadamente fundamentam a filosofia da terapêutica biológica visando a proservação da integridade dos tecidos periapicais.
A cavidade oral é uma das áreas do corpo com microbiota mais variada, sendo que 1 ml de saliva de um indivíduo normal em bom estado de saúde, contém aproximadamente 750 milhões de microrganismos. Algumas espécies de bactérias produzem quase cem gerações em um período de 24 horas. Há casos em que a polpa dental esta isenta de microrganismos e há ocasiões em que ela se encontra altamente contaminada por eles.
O profissional deve sempre estar consciente e meditar sobre o aforisma. O profissional não é responsável pelo que encontra em seu campo de trabalho, mas pelo que no-lo introduz.
Assim, durante todo o tratamento endodôntico, devem ser tomadas medidas que impeçam ou minimizem a presença de microrganismos no campo de trabalho durante o ato operatório.(IN: FORP - PRINCÍPIOS BÁSICOS DO TRATAMENTO ENDODÔNTICO)
Uma das maneiras de consegiur esta manutenção, é a organização da mesa clinica e mesa auxiliar.

Uso de TNT estéril:

Mesa auxiliar: instrumental estéril e equipamentos desinfectados.

Material desinfectado com gaze molhada no alcool 70 %, por fricção.

Instrumental estéril

Mesa clínica: Instrumental estéril.