sexta-feira, 26 de março de 2010

Variação anatomica - Pré Molar inferior - Caso clínico

A anatomia do sistema dos canais radiculares dita os parâmetros sob os quais o tratamento endodôntico será realizado e afeta as possibilidades de sucesso. Essa anatomia de cada dente apresenta características comuns, bem como variações muito complexas.
A radiografia do dente pode revelar boa parte da anatomia interna que, associada aos conhecimentos teóricos, ditam o tamanho da broca a ser utilizada na cirurgia de acesso, sua direção, o tamanho do primeiro instrumento a ser utilizado no interior do canal radicular e, ainda, quais as modificações que devem ser empregadas para realizar o preparo da cavidade endodôntica, de modo a facilitar a localização dos canais radiculares.
Assim, o conhecimento da anatomia dos canais radiculares ajuda sobremaneira o profissional, desde a cirurgia de acesso até a obturação dos canais e é uma rota segura para se obter muito sucesso e evitar situações desagradáveis." (BREVE REVISÃO DE ANATOMIA DOS DENTES HUMANOS. In: TEMAS DE ENDODONTIA)

Caso clinico:
Histórico: Homem, 23 anos. Chegou ao consultório relatando dor espontânea e pulsátil, localizada, com maior incidência durante a noite e com contato de alimentos frios ou quentes. Dor melhorava, mas não cessava com o uso de analgésico.

Radiograficamente: Observava uma imagem radiolúcida na face distal do elemento 45, muito próximo a câmara pulpar, sem alteração visível na região periapical. Foi inicialmente identificada uma variaçao anatômica no formato da raiz do elemento.

Hipótese Diagnóstica: Pulpite Irreversível.
Tratamento proposto: Tratamento endodôntico em sessão única.

Uso de localizador apical, Root Zx II (J Morita).
Instrumentação Rotatória: Motor X-Mart (Dentsply), sistema de limas Easy Pró-Design.
Instrumentação manual final: Biomecânica lima 35.

Solução de hipoclorito a 5,25%.
Técnica de Obturação: Híbrida de Tagger com cimento endodontico Endofill (Dentsply).