terça-feira, 25 de setembro de 2012

REMOÇÃO DE INSTRUMENTO ENDODÔNTICO FRATURADO EMPREGANDO ULTRASSOM*

Carvalho, VHM1; Cruz, RM2; Oliveira, LA2; Costa-Júnior, ED2; Arruda, M3; Carvalho-Junior, JR1,2
1Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade Ciências da Saúde, Universidade de Brasília - UnB
2Departamento de Odontologia, Faculdade Ciências da Saúde, Universidade de Brasília UnB
3Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Goias – UFG
*Trabalho apresentado na forma de Poster na XV JOUNB e premiado como o vencedor na categoria Relato de Caso Clínico

Introdução

Durante o tratamento endodôntico, diversos tipos de acidentes e complicações podem ocorrer, como: fratura de instrumento, perfuração e desvio do canal radicular (RAMOS, 2009). A fratura de um instrumento no interior do canal radicular pode estar relacionada às características morfológicas desse canal, como: curvatura, atresia e calcificação; podendo, ainda, estar relacionada à falta de conhecimento científico e/ou destreza do operador (CAETANO, 2010). Um instrumento endodôntico fraturado durante o preparo biomecânico impede a completa limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares, podendo ser responsável pelo fracasso do tratamento endodôntico (MAIA FILHO et al., 2009). Frente a esta condição, sempre que possível, a remoção do instrumento fraturado torna-se de fundamental importância para o prognóstico favorável do tratamento endodôntico (ANDRETTA, 2009). O objetivo do presente trabalho foi apresentar o relato de um caso clínico de remoção de um instrumento endodôntico fraturado empregando o uso de ultrassom.

Descrição do caso clínico
Paciente TUA, 19 anos, gênero feminino, foi encaminhada ao consultório privado para o retratamento endodôntico do segundo pré-molar superior direito (dente 15). Ao exame clínico observou-se destruição coronária com presença de tecido cariado. Na radiografia observou-se tratamento endodôntico insatisfatório com imagem radiolúcida, circunscrita à região periapical, sugestiva de lesão perirradicular.
Figura 1: Radiografia Inicial
Durante a desobturação do canal, fraturou-se uma lima endodôntica tipo K #35. Devido à presença da lesão perirradicular previamente constatada, tornou-se importante a tentativa de remoção do instrumento fraturado.
Figura 2. Imagem radiopaca sugestiva de instrumento endodôntico fraturado (tipo K #35) na porção apical do canal radicular do dente 15.
Como o instrumento encontrava-se preso apenas na porção apical da raiz, com a utilização de uma lima tipo K #15, conseguiu-se ultrapassar o instrumento fraturado. Por algumas vezes tentou-se remover o instrumento com uma lima tipo Hedströem K #15, sem sucesso. Em seguida, com o uso de um inserto de ultrassom fino, conseguiu-se remover o instrumento fraturado. O tratamento endodôntico convencional manual foi conduzido até a obturação do canal radicular.
Figura 3. Imagem da lima tipo K #15 passando pelo instrumento fraturado.
Figura 4. Radiografia de prova do cone, com ausência do instrumento fraturado.
Figura 5. Radiografia da condensação lateral.
Considerações Finais
Acidentes e complicações durante o tratamento endodôntico, como fraturas de instrumentos no interior dos canais radiculares, devem ser prevenidos por meio do planejamento criterioso do caso e do constante aprimoramento técnico-científico do operador. Fatores como o nível de infecção endodôntica podem influenciar no prognóstico do tratamento. Assim, a tentativa de remoção de um instrumento endodôntico fraturado deve ser sempre conduzida, sendo principalmente essencial em dentes com presença de patologias infecciosas perirradiculares. Para tanto cabe ao profissional ter conhecimento para aplicar a técnica mais indicada para a remoção do instrumento, para que se possa oferecer ao paciente um prognóstico mais favorável, devolvendo saúde, funcionalidade, estética e, portanto, uma longevidade maior ao dente.

Referências Bibliográficas
ANDRETTA, R; Endodontia Clínica e considerções bibliográficas: A especialidade sustentada pela Literatura; Porto Alegre 2009; Monografia (especialização).
CAETANO, SCR; Remoção microscópica de objeto metálico na raiz palatina do molar superior: relato de caso; Manaus 2010; Monografia (especialização).
MAIA FILHO, EM; RIZZI, CC; BONETTI FILHO, I; SOUZA, EM; VAZ, LG; BONIFÁCIO, KC. Avaliação da quantidade de voltas realizados realizadas antes da fratura de instrumentos rotatórios de níquel-titânio - Influência da conicidade, marca e calibre; RGO, P. Alegre 2005, v.53, n° 4 , p. 351 – 355.
PEREIRA, CC; TROIAN, CH; GOMES, MS; VIEGAS, APK. Remoção de instrumento fraturado endodôntico  empregando uma variação do dispositivo Endo Extractor; Rev. de End. Pesq. e Ens. On line 2005, Ano 1.
RAMOS, MD; Remoção de instrumento fraturado e prognóstico do tratamento endodôntico após a fratura; São Paulo 2009; Monografia (especialização).