quinta-feira, 1 de abril de 2010

Apicificação com MTA

O tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta é complexo e exige muita habilidade profissional em virtude de ocorrer freqüentemente em pacientes jovens. Reduzir o número de sessões necessárias para o tratamento sem prejudicar a qualidade diminuiria os danos na coroa dental devido às sucessivas reintervenções necessárias para a troca da medicação intra-canal, e permitiria a realização da restauração definitiva brevemente.
No tratamento de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar o MTA (agregado de trióxido Mineral) pode ser indicado para a confecção de um tampão apical (plug), possibilitando a realização da obturação do canal radicular. O Agregado de Trióxido Mineral (MTA) é um cimento que foi introduzido na Endodontia por Lee et al. 14 (1993). Sua excelente capacidade seladora, resistência a microinfiltração e de poder ser utilizado em ambiente úmido ou com a presença de sangue, torna-o adequado para ser utilizado como barreira apical em dentes com ápice incompletamente formado. Shabahang e Torabinejad (2000) utilizando o MTA como barreira apical, demonstraram haver a indução na formação de tecido duro.
O MTA em conjunto com o hidróxido de cálcio é uma opção válida para a apicificação, trazendo como principal vantagem, a rapidez com que o tratamento pode ser concluído. (ANÁLISE “IN VITRO” DA VIABILIDADE DO USO DO MTA E DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO COMO PLUG APICAL EM DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA. In ABO-GO).

Caso Clínico:

Histórico: Paciente especial 9 anos, com deficiência cognitiva e motora. Chegou ao consultório com histórico de trauma, resultante de uma queda da sua própria altura, onde houve subluxação nos incisivos centrais superiores. Foi atendido em uma clinica e feito tomadas radiográficas, onde foi observada a fratura coronária dos elementos citados, porém sem nenhuma alteração nos tecidos periapicais e nas estruturas ósseas. Após 9 meses a mãe do paciente observou o crescimento constante e mensal de uma bolinha com pus na região do elemento (segundo relato).

Radiograficamente: Foi observado na radiografia periapical, as fraturas coronárias dos elementos 11 e 21, e observado uma imagem radiolúcida na raiz do elemento 21. Foi observado também que ambos os elementos tinham a rizogênese incompleta.

Hipótese diagnóstica: Periodontite apical crônica.
Tratamento proposto: Necropulpectomia com apicificação com MTA, sessão única sob sedação intravenosa.

Instrumentação manual final 80.
Solução de hipoclorito a 5,25%.
Irrigação final com soro.
Colocação de 1 mm de hidróxido cálcio na região apical.
Plug de 4 mm de MTA.